Acesse a FOLHA DE SÃO PAULO e a RÁDIO JUBILEU FM 105.9

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vitória fora de campo

Aleanderson Oliveira


Sergipe obtém todas as certidões

Enquanto muita gente está preocupada em saber o elenco do Sergipe para a temporada de 2012, a diretoria do clube está focada não apenas na contratação dos jogadores, mas também, em criar um ambiente favorável para a formação do time. Na semana passada, o departamento jurídico do Sergipe conseguiu uma grande vitória: a obtenção de todas as Certidões Negativas de Débitos (CND) do clube, que há cerca de 20 anos não obtinha este documento, devido às pendências financeiras.

Agora, o Sergipe está legal perante a justiça. Depois de obter o Certificado de Regularidade do FGTS da Receita Federal (Certidão de débitos relativos aos tributos federais e à dívida ativa da União) e Ministério da Fazenda (Certidão de débitos relativos às contribuições previdenciárias e às de terceiros). Ressalta-se que por conta do fim social, o clube é isento da certidão municipal e estadual.

Com este avanço, o Sergipe agora está dentro da uma enxuta lista. Só para se ter ideia da dimensão da vitória do clube sergipano, baseado em dados de julho deste ano, nenhum dos clubes grandes do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul possuía a Certidão Negativa de Débitos.

O presidente do Sergipe, advogado Genisson Silva, vai além. “Dos quase mil clubes profissionais cadastrados na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), não deve chegar a 50 o número de clubes que possui Certidão Negativa de Débitos”, diz o presidente.

Com as certidões em mãos, o clube agora terá condições de obter mais capital para poder pagar a dívida que já chegou a casa de 1,4 milhão, mas que vem encolhendo gradativamente. Diga-se que a presidente da República, Dilma Roussef, sancionou uma lei que cria a Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas, que determina que os clubes que tiverem débitos de FGTS,

salários, férias, entre outros, não poderão ter acesso à Lei de Incentivo ao Esporte e nem a patrocínios de empresas estatais. Em 2007, a criação da Timemania permitiu aos clubes renegociarem dívidas fiscais. Só que em pouco tempo os clubes fizeram novas dívidas. “Não há nada que impeça o Sergipe de obter estes benefícios. Pode-se, agora, buscar patrocínio de órgãos público e criar projetos que recebam verba federal”, diz Genisson Silva.

Já o diretor financeiro do clube, Luis Santana, volta a tocar na tecla de que o torcedor colorado precisa continuar contribuindo com o clube. “Só assim iremos recuperar financeiramente o Sergipe”, diz Santana. Quem quiser contribuir poderá fazer a sua doação pelo Banco Banese, agência 011, Conta Corrente: 104.330-1.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Clube Esportivo Sergipe

Nenhum comentário:

Postar um comentário